O Genoma Sincrético do Continente-Mundo: Uma Crítica Dialética e Genômica ao Conceito de América Latina

Por José Rios

Resumo: O presente artigo analisa a inadequação ontológica e histórica do conceito reducionista de “América Latina” frente às evidências empíricas e sociológicas da formação do continente. A partir de uma abordagem amparada na paralaxe dialética, o estudo articula a crítica à nomenclatura colonial-românica — que invisibiliza as raízes originárias, afrodiaspóricas, asiáticas, semíticas e de grupos historicamente perseguidos — com as recentes descobertas do mapeamento genômico populacional (como o Projeto DNA do Brasil, o Genomas SUS e o Human Cell Atlas). Argumenta-se que o contínuo exercício de negociação da existência e da coexistência sem a negação do outro gestou um sincretismo multifacetado — religioso, linguístico, cultural e biológico — que transforma o território em um “continente-mundo”. Por fim, demonstra-se como a genômica contemporânea atua como vetor de evidenciação científica, revelando que a população carrega em seu patrimônio genético as marcas indeléveis tanto da convergência de todos os povos do planeta quanto do apagamento histórico perpetrado por genocídios e etnocídios.Palavras-chave: América Latina; Genômica Populacional; Paralaxe Dialética; Sincretismo; Dialética da Ancestralidade; Identidade Continental.

1. Introdução: A Inadequação da Categorização “América Latina”A denominação “América Latina”, gestada no âmbito dos projetos geopolíticos do século XIX e consolidada sob a hegemonia eurocêntrica, opera como um dispositivo de limitação conceitual. Ao reduzir a complexidade sociocultura de uma vasta extensão territorial à herança linguística e cultural do tronco neolatino (latim vulgar), tal nomenclatura oculta a verdadeira matriz formadora do continente.Como expresso na crítica poética e política contemporânea, o território não é tributário exclusivo do fonoovo latino. Trata-se, ao contrário, de um espaço de convergência planetária no qual se encontraram e se reorganizaram populações originárias, massas afrodiaspóricas violentamente trasladadas, contingentes asiáticos, comunidades árabes e semíticas, além de grupos dissidentes e perseguidos de diversas geografias e credos.Neste artigo, examina-se essa formação a partir do método da paralaxe — isto é, o deslocamento do ponto de observação que permite enxergar o mesmo objeto sob duas perspectivas irredutíveis e simultâneas. De um lado, a narrativa oficial da ocidentalização; de outro, a realidade concreta de um sincretismo dinâmico e ininterrupto. O objetivo é demonstrar como os avanços da genômica populacional do século XXI oferecem respaldo científico incontestável a essa crítica, materializando no DNA a prova de que a população continental é síntese da diversidade biológica e cultural humana.

2. A Paralaxe da Existência e a Gestação do Sincretismo MultidimensionalA formação social do continente desenvolveu-se sob o imperativo da coexistência forçada em contextos de extrema assimetria de poder. Diante da dominação colonial e das posteriores estruturas estatais excludentes, as populações subalternizadas exercitaram uma permanente negociação de suas existências. Essa negociação não se deu pela assimilação passiva nem pelo isolamento estanque, mas através da reciprocidade complexa da alteridade: a preservação do “eu” através da incorporação e ressignificação do “outro”.Desse processo contínuo de fricção e negociação emergiu um sincretismo que transborda a dimensão estritamente religiosa. Trata-se de um fenômeno multidimensional: * Sincretismo Religioso e Simbólico: A transcodificação de divindades, ritos e cosmovisões africanas e indígenas sob o manto das liturgias impostas, gestando matrizes de fé únicas (como o Candomblé, a Umbanda, a Santería e as sínteses xamânicas). * Sincretismo Linguístico e Expressivo: O remodelamento das línguas coloniais por meio de estruturas sintáticas, fonéticas e semânticas de origens Tupi, Banto, Iorubá, Mandinga e de falares asiáticos e orientais, originando dialetos e dinâmicas comunicativas próprias. * Sincretismo Cultural e de Costumes: A fusão de saberes agrícolas, culinários, medicinais e artísticos que constituem o cotidiano das populações urbanas e rurais.Essa constante reelaboração cultural reflete-se, em última instância, na dimensão biológica, configurando o que se pode denominar como sincretismo genômico.

3. A Evidência Científica: O Projeto Genoma e o Mosaico AncestralDurante séculos, a ideologia do branqueamento e as teorias de estratificação racial tentaram ocultar ou hierarquizar a composição demográfica da região. Contudo, a emergência da genômica populacional de alta precisão no século XXI tornou impossível a negação da evidência empírica.Projetos de grande escala — como o DNA do Brasil, o Genomas SUS e as contribuições regionais para o Human Cell Atlas — demonstraram que a arquitetura genética da população local é marcada por uma hipervariabilidade sem paralelos globais.| Dimensão da Ancestralidade | Origem Histórico-Geográfica | Evidência Genômica Populacional ||—|—|—|| Matriz Matrilinear (DNA mitocondrial) | Populações Originárias e Afrodiaspóricas | Predominância marcante de linhagens femininas indígenas e africanas (frequentemente superiores a 75% em amostras populacionais). || Matriz Patrilinear (Cromossomo Y) | Povoamento Europeu e Asiático/Oriental | Predomínio de linhagens masculinas coloniais e de ondas migratórias subsequentes. || Genoma Autossômico | Integração Global (África, Américas, Europa, Ásia, Oriente Médio) | Mosaico intrincado de segmentos cromossômicos recombinados ao longo de gerações. |Os dados revelam que o genoma da população guarda a memória biológica de diásporas globais: desde as populações originárias que habitavam o continente há milênios até a imigração de árabes, chineses, japoneses e europeus marginalizados. O indivíduo do continente carrega em seu código genético a síntese biológica de múltiplos continentes.4. O DNA como Arquivo Histórico de Genocídios e EtnocídiosA leitura genômica não reflete apenas a integração pacífica ou poética de culturas; ela atua como um arquivo biológico das violências estruturais do processo colonial e pós-colonial.A assimetria observada entre o DNA mitocondrial (herança estritamente materna) e o cromossomo Y (herança estritamente paterna) expõe a mecânica dos “relacionamentos assimétricos” que fundaram a sociedade local: a dizimação de homens indígenas e africanos aliada à violência sexual sistemática exercida sobre as mulheres desses grupos pelos colonizadores.Além disso, a presença de marcadores genéticos de povos originários cujas línguas, identidades e estruturas sociais foram completamente extintas demonstra que os filhos dos exterminados continuam a viver entre nós. O patrimônio genético contemporâneo preserva fragmentos de linhagens humanas que foram vítimas de etnocídios e genocídios sistemáticos ao longo dos últimos cinco séculos. O DNA surge, portanto, como uma prova testemunhal inalienável contra o apagamento histórico.5. Conclusão: Do Reducionismo da “América Latina” ao Continente-Símbolo da HumanidadeA crítica à denominação “América Latina” revela-se imperativa quando confrontada com a totalidade histórica e científica do continente. A tentativa de circunscrever a região a uma extensão periférica da latinidade europeia falha em apreender sua natureza intrínseca: a de ser um espaço onde todos os povos, crenças, costumes e heranças genéticas da Terra se encontraram e negociaram sua existência.As evidências trazidas pela genômica populacional confirmam que os traços esteriotípicos e a diversidade biológica das populações locais não constituem anomalias ou categorias subalternas, mas sim a expressão antecipada de uma humanidade plural e hiperconectada.

Reconhecer essa condição implica redefinir a identidade continental não mais pela herança do colonizador, mas pela convergência de todas as matrizes humanas que, apesar da violência e do apagamento, continuam vivas e grafadas na cultura, no corpo e no DNA de seu povo.

Deixe um comentário